Tiago Porteiro e Manuela Ferreira

. Processos de comunicação entre Corpo e Consciência

Tiago Porteiro

Tiago Porteiro, Doutorado (2006) e Mestre (1996) em Estudos Teatrais - Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III. Docente do Dep. de Artes Cénicas da Univ. de Évora desde entre 1997 e 2013. Desde 2014 é docente da Univ. do Minho, Lic. em Teatro. Investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA) onde integra a linha de Linha de Teatro, Musica e Musicologia, (de 2007 a 2014 foi membro do CHAIA onde dirigiu a área Teatro, Dança, Circo: zonas de cruzamento. Tem desenvolvido projetos de investigação no domínio da formação de atores, nomeadamente na área do movimento cénico. Atualmente os seus interesses voltam-se para os processos criativos, nomeadamente projetos de site-specific.

Desenvolve simultaneamente trabalho enquanto actor, entre outros com G. Barberio Corsetti, Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen e como encenador criou cerca de 12 espetáculos.

Manuela Ferreira é encenadora e dramaturgista. Mestrado em Artes Cénicas pela FCSH. Exerce atividade na pedagogia do teatro. Concebe e orienta oficinas para diferentes grupos e contextos de formação. Também tem programado e coordenado vários projetos educacionais. Destaca-se o trabalho que desenvolve na área do Teatro com a Comunidade - uma das temáticas centrais gira em torno da memória e do património pessoal enquanto pontos de partida na construção de ficções dramáticas.