Rita Castro Neves

. Fotografia, Arte e Politica.
. Cruzamentos entre a fotografia e outras disciplinas artísticas: temas e tendências.
. Processos, formatos e métodos de produção de exposições “site-specific”.
. Análise crítica e orientação no desenvolvimento de projecto de cada participante

Rita Castro Neves

Acabou o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co (Lisboa) em 1995 e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art (Londres) em 1998, tendo desde então exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro, tanto em espaços estabelecidos (Museu de Arte Moderna da Bahia, Spike Island, Bristol, The Courtauld Institute of Art, Londres, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Korjaamo Gallery, Helsínquia, Museu da Imagem, Braga, Museu Nogueira da Silva, Braga, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, Fábrica Asa, Guimarães Capital Europeia da Cultura) como em locais ditos não convencionais (escola primária, apartamento alugado, casa de banho pública, loja de discos, montra de um restaurante). Partindo de uma formação e visão fotográficas, Rita Castro Neves tem desenvolvido projetos artísticos com suportes diversificados: da fotografia à fabricação de objetos, passando pelo vídeo, a live art, a instalação, bem como projetos site-specific.

Desenvolve projetos de curadoria na área da Live Art, incluindo Amorph!98 em Helsínquia, Dia E Vento no Teatro do Campo Alegre, Porto, 2001, Brrr com o Teatro Nacional São João/ Teatro Carlos Alberto/ Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, de 2006 a 2011 o festival anual de Artes Performativas Trama com a Fundação de Serralves, Porto, em 2012 o Sintoma no 0 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e em 2013 o Sintomas e Efeitos Secundários em colaboração com o Instituto de Investigação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (IPP), numa co-curadoria com Fátima Lambert e Rita Xavier Monteiro.

Atualmente é docente na Faculdade de Belas Artes do Porto da Universidade do Porto (FBAUP). É membro colaborador do i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da FBAUP onde criou e coordena o grupo Sintoma. Performance. Investigação. Experimentação.