Pedro Sena Nunes

. O cinema documental e o seu potencial de articulação com a imagem fixa: temáticas, processos e estratégias artísticas.
. Análise crítica e orientação no desenvolvimento do projecto de cada participante.

Pedro Sena Nunes

Pedro Sena Nunes, realizador, programador e professor na área do cinema documental e experimental, realizou diversos documentários, ficções e spots publicitários. Co-director artístico da Vo'Arte, co-fundador projectos culturais. Integra as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage. Co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArte e InMotion - áreas do Cinema e da Dança. O seu projecto artístico centra-se no cruzamento de pessoas com e sem deficiência numa prática artística com dimensão social. Inúmeras vezes premiado pelos seus trabalhos cinematográficos e fotográficos em Portugal e no estrangeiro. É doutorando em artes performativas e imagem em movimento e investiga nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem. Co-fundador da Companhia Teatro Meridional, é consultor e coordenador pedagógico de diversos projectos pedagógicos, destaque para os cursos HND da ETIC e colaboração com a ESMAE.

Ao longo dos anos tem participado como júri nas mais diferentes áreas e foi premiado nas áreas de cinema, vídeo, performance e fotografia. A encenação e dramaturgia são duas áreas que continua a explorar.

Estudou cinema em Lisboa, Barcelona, Praga, Amsterdão e Potsdam. Participou em cursos de escrita, fotografia, vídeo e teatro entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença. Foi co-fundador da Companhia Teatro Meridional Realizou documentários, ficções, publicidade e filmes experimentais.

Desde 1994 que se dedica à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à experimentação. Lecciona nas áreas de realização cinematográfica e narrativas transdisciplinares na ETIC, ESTAL e ESMAE.

É investigador no GECAPA - Artes Performativas e Imagem em Movimento.

Foi júri em vários festivais e concursos. Conta no seu curriculum com vários prémios e distinções nas áreas da fotografia, vídeo e cinema.