Álvaro Domingues

. Metamorfoses Urbanas

Álvaro Domingues

(Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1994) e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, onde também é investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo CEAU-FAUP.

O seu trabalho de investigação desenvolve-se nas áreas da Geografia Urbana e da Paisagem, tendo colaborado com diversas instituições como a Porto 2001, Capital Europeia da Cultura (1999-2000), a Fundação de Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Manuel dos Santos e várias Universidades Portuguesas, a Universidade de S. Paulo, Rio de Janeiro, Granada e Barcelona, entre outras. Para além do seu trabalho académico, tem desenvolvido outras actividades no campo da fotografia, do ensaio e da performance. Recentemente participou na Bienal de S. Paulo X Bienal de Arquitectura de S. Paulo, 2013 (Rua da Estrada), e na 14ª Bienal de Veneza de 2014, e na exposição do CIAG-Guimarães - "Os Inquéritos [à Fotografia e ao Território] ∙ Paisagem e povoamento", 17 outubro 2015 a 14 fevereiro 2016

Das suas publicações recentes, destacam-se: Vida no Campo (Porto: Dafne, 2012), A Rua da Estrada (Porto: Dafne, 2010), Políticas Urbanas II (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011 (com Nuno Portas e João Cabral)), "Paisagens Transgénicas", in BANDEIRA, P., CATRICA, P. (org), Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica (Lisboa: INCM, 2012), "The Non-City-e-conversations in transgenic territories with Alvaro Domingues" in CREUS, Juan; GALLEGO PICARD, Pablo; QUESADA LÓPEZ, Fernando (eds.). O Monografías (A Coruña: COAG, Vol. 6 , 2010)